sábado, 16 de março de 2013

Quadro Histórico da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (1969-2012)*: 43 anos de comunidade, 26 anos de Paróquia.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Cohab


A assistência religiosa às casas populares foi iniciada por frei Hermenegildo em 1968 com celebrações de missa e batizados, nas calçadas das casas.  No inverno passaram a ser oficiadas no grupo escolar.

Em 1969, frei Hermenegildo armou uma barraca para as celebrações e saiu com as crianças pedindo garrafas para vender e tijolos para a construção da igreja. Depois de muitas lutas, conseguiu-se o terreno para a construção da igreja. Em outubro foi iniciada a construção. Seu primeiro coroinha foi Ribamar Nascimento, atualmente padre diocesano. Tendo faltado dinheiro para concluir a construção, frei Hermenegildo viajou para a Itália a fim de conseguir benfeitores que pudessem colaborar na arquitetura.

Em 1970, feitos os alicerces da igreja e tendo levantado as paredes, os atos religiosos passaram a ser celebrados no interior, mesmo sem o teto. Neste mesmo ano, frei João Franco organizou o Apostolado da Oração. Com a ajuda de benfeitores, são concluídos os trabalhos de construção da igreja e se parte para a construção do Salão Paroquial. Agora os horários das missas são às 8h e 17h.
 
Por devoção, frei Hermenegildo escolhe como padroeira da nova comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro além que a esta alguns anos mais tarde dará o mesmo título à igreja que fica no Olho d’Água.
 
Frei Hermenegildo
 

Enquanto morava na Cohab, sua primeira cozinheira foi Dona Raimunda que era membro do Apostolado da Oração e logo depois Dona Inácia.
 
Em 1972 é celebrado o 1° Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 21 a 30 de Julho, com 400 pessoas, entre crianças e adolescentes fazendo a primeira Eucaristia, seguido de procissão.
 
Já em 1973 o Festejo passa a ser em outubro. Neste ano, o trabalho pastoral principal é a catequese de crianças e adolescentes, não descuidando dos casamentos e da assistência aos doentes. 
 

Em 1º de abril de 1974 há a transferência dos frades e frei Liberato, que compõe a fraternidade do Anil, assiste a Comunidade da Cohab.
 
Nesse ano vieram dar assistência à igreja as Irmãs Capuchinhas do Anil: Irmã Heráclia, responsável pelas Cruzadas das crianças. Elas se reuniam aos domingos, às 9h, para a celebração da missa na igreja e para comemorar os aniversários no atual Centro Catequético até às 12h; Irmã Crisolda que ficava com o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), grupo de preparação dos jovens ao Apostolado da Oração e a Irmã Aparecida que ficou por pouco tempo e não assumiu nenhum trabalho específico na comunidade.
 
No mês de outubro aconteceu o festejo, sem muita participação, apesar de haver a missa com pregação todas as noites.
 
No Natal de 1975 surgiu o Cine Beta com o apoio de frei Liberato. Era uma “sessão de cinema” com filmes da época que funcionava de sexta a domingo. No início teve bastante sucesso, no entanto, com a chegada da televisão nas casas, foi perdendo espaço dando lugar ao Teatro Popular onde eram realizadas a apresentação de peças da semana santa, etc. O Cine Beta funcionava onde atualmente há a Capela Mortuária.
 
Nesse mesmo ano, o Dr. Fiquene, diretor presidente da Cohab (Companhia de Habitação Popular do Maranhão) liberou o terreno paroquial, e o até então prefeito de São Luís, Antonio Bayma, liberou a construção.
 
Entre os anos de 1976 e 1977 aconteceu a 1ª Crisma na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a presença de frei Liberato. A Crisma foi conferida por Dom Motta, então Arcebispo de São Luís.

Por volta de 1977, aos 27 de Junho, dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, deu-se início aos trabalhos de construção do Centro Catequético. 
 
Centro Catequético da Matriz

Em outubro houve o Novenário da Padroeira com vários pregadores: monsenhor Estrela, padre Marcos, frei Osvaldo, padre Marcelo Pepin, padre Cláudio, frei João de Deus, frei Liberato e frei Pedro Jorge. O encerramento foi grandioso, sendo levada a imagem de Maria cercada de anjos em cima de uma caminhonete. A TV Difusora divulgou a novena e a programação do Festejo.

Por frei Liberato e por Irmã Heráclia foi preparado em 26 de julho de 1978 o regimento interno do Clube das Mães da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, esse Regimento foi baseado no estatuto do Clube das Mães de Bacabal que a pedido de frei Liberato (que se tornou o diretor espiritual do Clube das Mães) foi trazido por Dona Madalena, primeira diretora do mesmo em São Luís. 
 
Frei Liberato

 Por meio do Clube das Mães em 1979 foram realizados vários cursos[1]: Datilografia (206 alunos), Corte e Costura (101 alunos), Crochê (33 alunos), Artesanato (32 alunos), Arte Culinária (21 alunos), Pintura (31 alunos), Primeiros Socorros (22 alunos) e Gestantes (930 alunos). Todo o material para a realização de tais atividades foi obtido través de doações da comunidade e dos membros associados.
O clube funcionava inicialmente na praça que fica atrás da igreja onde atualmente há um bar. Na época era uma espécie de Associação da Cohab que se reunia num galpão. Mais tarde passou a se reunir na área da igreja onde hoje há a Sala 06 do Centro Catequético. A conselheira do clube era a Irmã Heráclia.

No dia 2 de setembro de 1979, frei Liberato celebra a primeira missa no bairro do Cohatrac a pedido de um morador. A missa foi celebrada no CSU[2] sem muita participação de fiéis.
 
A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi trazida de Belém para São Luís por frei Benjamin e houve uma celebração na qual esteve presente o Arcebispo Dom Paulo Ponte.
 
Entre os anos de 1979 e 1980, durante o governo de João Castelo e após muita insistência de Dona Graça Barros ao Prefeito Mauro Fecury, frei Liberato consegue autorização para avançar a igreja 3 metros à frente a fim de construir a fachada da igreja matriz. Ela se eleva bem mais alta do resto da construção, com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro grafitada na parede externa que, iluminada, pode ser vista de longe.
 
Em 1981, frei Ulderico substituiu frei Liberato nos trabalhos pastorais da Cohab. O novo Vigário organiza o Conselho Comunitário, a catequese de crianças, jovens e adultos. 
 
Em outubro é feito o festejo durante o qual monsenhor Estrela administrou a crisma a 47 crismandos. Nesse período houve contatos com a Secretaria Municipal para pedir a construção do monumento a São Francisco na praça da igreja, mas depois foi decidido que fosse construído ao lado dela, lá onde hoje está.
 
Em fevereiro de 1982, dez pessoas iniciam o curso de preparação para Ministros Extraordinários da Eucaristia. Elas recebem o mandato na missa de páscoa, celebrada pelo Arcebispo Dom Motta.

Em 25 de junho o Clube das Mães foi aprovado pelo Prefeito Roberto de Pádua Macieira.
 
Em razão do aumento das novas casas populares do Cohatrac, frei Ulderico faz um pedido à Advêniat para construir uma igreja naquele bairro. Ela foi levantada segundo um projeto de frei Liberato a pedido do frei Ulderico[3].

Em janeiro de 1983 acontece o Capítulo dos frades Capuchinhos que elegem como Vice Provincial frei Osvaldo e com isso temos novas transferências: frei Ulderico vai para a igreja do Carmo e frei Dionísio com frei Hermenegildo vêm para a Cohab, sendo que este último fica encarregado  da Comunidade do Cohatrac.
 
De 19 a 21 de Maio é realizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil, do qual a Cohab depende, o 1° ECC, preparado por frei Serafim. Havia casais da Cohab e do Cohatrac. Da Cohab participam 15 casais.

Em Julho[4], frei Hermenegildo se retira no convento do Carmo, por motivo de doença e frei Arialdo vem ajudar aos domingos.

No dia 8 de agosto houve uma reunião com Dom Paulo Ponte, frei Osvaldo e os padres das paróquias vizinhas com a finalidade de estudar os limites para criar a paróquia da Cohab. Neste período, as capelas de Nossa Senhora da Vitória e São Francisco e Santa Clara, passam aos cuidados dos frades da Cohab.
 
No início de outubro é celebrado o 1° Festejo de Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac acompanhado por frei Serafim.

De 21 a 30 de outubro aconteceu mais um festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a participação das escolas do bairro nas missas celebradas às 8 e às 17 horas.

Em Novembro chega também frei Luís Giudici. Ele fica responsável dos trabalhos de construção do convento que irá acolher os pós-noviços.


No início de 1984 houve um desentendimento entre os frades recém-chgados à Cohab e a nova direção do Clube das Mães que estava sob a coordenação de Dona Arismar. Os novos frades não viam com bons olhos os trabalhos realizados pelo clube, pois achavam que estivessem fora de seu objetivo. Houve uma reunião entre os representantes da igreja e do Clube. Nela compareceu somente Dona Arismar como coordenadora do mesmo. O desentendimento ocasionou o fim do Clube das Mães e os materiais que haviam sido obtidos pelos associados passaram para a igreja.

No dia 1º de março, frei Liberato (que já morava na igreja do Carmo) a pedido de frei Serafim elaborou uma carta aos dirigentes do Clube lamentando o pouco tempo de existência do mesmo. No entanto, logo após o desligamento do Clube com a igreja, foi conseguida por meio da então Prefeita Gardênia Castelo uma nova casa para a fundação de um novo Clube das Mães agora com um novo estatuto. A casa foi doada com a condição de que seria do Clube enquanto existir, caso contrário, passaria para outra instituição ou para a prefeitura de São Luís. Esta casa está até hoje sob os cuidados do Clube das Mães denominado Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Nesse período, o Centro Catequético servia também de escola há mais de cinco anos. O Jardim de Infância que era da prefeitura de São Luís, conhecido antes como “escolinha da igreja”, chamava-se “Bosque Encantado” e a pedido de frei Osvaldo (Vice-Provincial) e de frei Dionísio (Pró-Vigário da igreja), feito no dia 11 de Janeiro de 1984, se mudou para as instalações do novo Clube das Mães no dia 17 de fevereiro de 1984.

Em 25 de abril de 1984 chegam frei Gentil Gianellini e frei Pedro Jorge substituindo frei Serafim e frei Dionísio na Comunidade do Cohatrac.

Nesse ano é realizado o 1º E.J.C (Encontro de Jovens com Cristo), que dura pouco tempo.

Em Janeiro de 1985, frei João de Deus é transferido para a Cohab e assume a reforma do Sítio do Maracanã para os encontros dos franciscanos. O mesmo frei acompanha os trabalhos de ampliação da igreja, levantando mais as paredes e fazendo os braços laterais de tal modo que ela adquira a forma da cruz.

Em 20 de julho, aconteceu lá onde hoje é o Centro Catequético, a Ordenação Presbiteral de frei Ribamar Nascimento. Foi a primeira ordenação feita pelas mãos de Dom Paulo Ponte como Arcebispo de São Luís e teve numerosa participação de fiéis.


Em janeiro de 1986 aconteceu novamente o Capítulo Vice Provincial e a nova fraternidade da Cohab fica composta assim: frei Luís Giudici (guardião); frei Gentil (vigário conventual e pároco) e frei João de Deus  (cooperador).

Depois de uma semana de preparação espiritual, em 16 de Março de 1986, às 16 horas, na Rua do Fio, frei Gentil, recebe do pároco do Anil, frei Defendente, uma cruz que é carregada até a igreja da Cohab onde é concelebrada uma solene missa durante o qual são lidos os decretos de ereção da nova paróquia da Cohab e da nomeação de frei Gentil como seu 1º pároco.   
 
Frei Gentil Gianellini, 1º pároco

Em 27 de Abril foi estabelecido que o quarto domingo de cada mês fosse o “domingo da caridade” com o fim de recolher alimentos para serem distribuídos aos irmãos mais necessitados.

De 17 a 26 de Outubro, houve o primeiro festejo da nova paróquia com boa participação na dimensão litúrgica e na confraternização.

No começo de 1987 surge o “Cenáculo”, constituído por um grupo de pessoas que se reúnem para rezar pelos sacerdotes.

No dia 10 de Agosto, frei Damaso Bianchi iniciou a pintura do grande painel central da igreja retratando São Francisco com os olhos fixos no Cristo crucificado como se quisesse “mergulhar” inteiramente na sua paixão[5]


Nesse período, o pároco e os vigários paroquiais, se preocupam em descentralizar os trabalhos da matriz, criando novas comunidades. Frei Liberato se estabelece no Cohatrac para assistir melhor aquela comunidade.
  
Aos 26 de Abril de 1988 foram concluídos os trabalhos de colocação do forro na igreja matriz. Por motivo de segurança foram colocadas grades de ferro nas janelas e portas. 
 
Em 30 de junho[6] de 1988 foram colocadas as estações da “Via Sacra” em bronze trazidas da Itália e em 25 de Julho deu-se início aos trabalhos da construção da capela Nossa Senhora da Paz no III conjunto da Cohab.


Em 4 de agosto de 1991, a comunidade do Cohatrac foi desmembrada da Paróquia da Cohab e entregue aos padres diocesanos como quase paróquia. Seu 1º pároco foi o padre Bráulio. Nesse ano[7], a primeira igreja já construída é demolida para dar lugar a outra mais ampla.

Em 26 de janeiro de 1995 houve a despedida de frei Gentil, que fora eleito Vice-Provincial dos Capuchinhos do Maranhão e Pará.
 
Em 19 de fevereiro, Dom Paulo Ponte dá posse da Paróquia a frei Inocêncio Pacchioni, que se torna assim o segundo pároco.

Frei Inocêncio Pacchioni, 2º pároco
 Em julho de 1996 o convento passa de pós-noviciado para postulantado.

ia 03 de julho de 2000, frei Inocêncio iniciou os trabalhos de reforma da igreja matriz, visando a ampliá-la acrescentando duas novas laterais. Os trabalhos terminaram em dezembro. Para completar a obra, foi necessário construir uma nova torre em concreto. Temos agora ligada à sacristia, uma torre de 2 metros de largura por 18 metros de altura, com um concerto de cinco sinos. Também foram reformadas as estações da Via Sacra, agora prateadas, e colocada uma nova aparelhagem de som.


Em 29 de julho de 2001 houve a consagração da igreja matriz, pelas mãos de Dom Paulo Eduardo Andrade Ponte, com grandiosa participação do povo de todas as comunidades, tendo como tema: “Esta é tua casa, Senhor, o lugar onde habitarás para sempre” (1Rs 8,13).

Em março de 2002, frei Arimatéia faz uma capela mortuária com o objetivo de velar os corpos dos falecidos. A Capela fica no lugar onde funcionava a Caixa Econômica Federal e antes dela a Agência dos Correios, o Teatro Popular e o Cine Beta[8].


De Setembro de 2002 até Março de 2003, o jovem pintor Javan embelezou a igreja com vários painéis representando Nossa Senhora.   

No ano de 2004, frei Inocêncio construiu a Capela do Santíssimo Sacramento no lugar da antiga sacristia e uma nova sacristia onde hoje está localizada.

Capela do Santíssimo no interior da Igreja Matriz


Em 2005, frei Inocêncio manda construir um Confessionário localizado na igreja.

No dia 2 de abril, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi desmembrada com a elevação à categoria de paróquia de uma de suas comunidades, São Francisco e Santa Clara, no Habitacional Turú, levando consigo oito comunidades: Divinéia, Fonte do Bispo, Brisa do Mar, Alonso Costa, Bom Jardim, Parque Araçagy, Santa Rosa e Olho D’Água, tendo como primeiro pároco o padre Ricardo, ex-frade da Ordem Capuchinha. 

A celebração foi presidida por Dom Paulo, na época, Arcebispo Metropolitano de São Luís. Os limites da nova Paróquia são os seguintes: ao norte, o Oceano Atlântico; ao Oeste, limita-se com a Paróquia Santo Antonio de Pádua – Cohajap; a partir do oceano acompanha o Rio Pimenta até chegar à Avenida Mário Andreazza, atrás da Fábrica Araguari; segue-se pela mesma em direção do Restaurante Cheiro Verde, limitando agora com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, até encontrar a Avenida São Luis Rei de França; segue-se no rumo sul até encontrar a Avenida General Artur. Ao Sul limita-se com a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, até encontrar a Travessa do Pai Inácio, fazendo limite com a Paróquia Santo Antonio de Pádua do Parque Vitória, continuando pela General Artur até encontrar a Avenida Norte do Parque Araçagy. Ao leste, limita-se com a Paróquia Santo Antonio de Pádua, Parque Vitória, acompanhando a Avenida Norte até a Avenida Hilton Rodrigues, seguindo pela mesma até o limite do Município de Paço do Lumiar até o Oceano Atlântico.

Em janeiro de 2006 houve o capítulo dos Frades Capuchinhos e frei Luís Giudici foi escolhido para ser o 3º pároco da paróquia, sua posse aconteceu em 18 de março por Dom Geraldo Dantas. Com ele vieram frei Hernane (guardião e formador), frei Hugo (vigário), frei Francisco (cooperador conhecido como “Chiquinho”) e frei Liberato (vigário) novamente de volta.

Frei Luis Giudicci, 3º pároco

No dia 17 de fevereiro às 17h foi celebrada a missa de despedida de frei Inocêncio com a presença de toda a paróquia na igreja matriz.

Em maio de 2007, Frei Hernane mandou fazer uma gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes no pátio que fica ao lado da Igreja onde era feita uma celebração mensal em homenagem à mãe de Jesus.

Em 2007 o convento mudou de Postulantado para Aspirantado e frei Hernane foi para Barra do Corda. Para assumir o Aspirantado veio frei Haroldo Brito. Nesse ano, por problemas de saúde, frei Salomão também retornou à paróquia como vigário.

Em 30 de Abril de 2007, com o objetivo de “dar de comer a quem tem fome” foi inaugurada uma Associação do grupo dos Antonianos e dos Franciscanos (religiosos e seculares), que conta com a colaboração de pessoas voluntárias. Esta obra conhecida como “Casa do Pão”, foi construída com a ajuda de Antonio Torrente (in memoria) e é administrada pelo frei Liberato, coordenador geral.

Refeitório dos Pobres - Casa do Pão

Em dezembro de 2008 aconteceu mais um Capítulo dos frades e frei Haroldo agora ficou responsável somente pela formação dos aspirantes, frei Hugo passou a ser o guardião do convento e frei Luís Giudici juntamente com o frei Salomão foram transferidos. Para assumir a paróquia veio frei Luís Carlos, primeiro pároco brasileiro e quarto desta paróquia. 

No dia 08 de Fevereiro de 2009 foi realizada uma missa na paróquia para a despedida de frei Luís Giudici na Comunidade do João Paulo II e dia 09 de Fevereiro houve outra missa de despedida na igreja matriz com grande participação dos fiéis. Frei Luís celebra sua última missa como pároco no dia 11 às 17h na matriz. 
 
No dia 13 de fevereiro, frei Flávio também retorna à comunidade da Cohab onde permanecerá só no primeiro semestre, e no dia 25 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, frei Salomão celebra sua última missa como vigário paroquial na igreja matriz.

Em 28 de fevereiro chega frei Luís Carlos. Sua posse foi celebrada no dia 7 de março às 19h com a presença de vários padres e de toda a paróquia. A celebração foi presidida pelo Arcebispo de São Luís Dom José Belisário da Silva.

Frei Luis Carlos, 4º pároco
De 27 a 29 de março a paróquia recebe pela primeira vez a visita pastoral de um bispo. Dom José Belisário presidiu a missa de abertura às 17h no dia 27 com a presença de toda a paróquia, visitou as comunidades e se encontrou com a juventude e todo o Conselho Pastoral Paroquial, além de registrar sua visita pastoral no livro de tombo da paróquia. A missa de encerramento foi celebrada às 17h do dia 29 na igreja Matriz.

Em maio de 2009, frei Carlos deu início à campanha “Telhado para a Casa de Maria” no intuito de arrecadar dinheiro para a troca do telhado da igreja matriz. Essa campanha foi realizada a nível paroquial. Em setembro as Missas passaram a ser celebradas na Comunidade Nossa Senhora da Natividade por causa da reforma da Igreja Matriz e em outubro retornaram à Igreja Matriz.

Em Novembro foi realizada a troca da fiação elétrica da Igreja Matriz e, na noite do dia 24 de dezembro, foi feita a apresentação da nova iluminação da Igreja feita de lustres espalhados pela nave da Igreja. O objetivo de frei Carlos era dar sentido bíblico à quantidade de lâmpadas em cada lustre. Entre os significados estão os 40 anos que o povo de Deus passou no deserto, os 4 patriarcas, os 7 sacramentos, os 12 apóstolos, os 4 evangelistas, Nossa Senhora e Jesus Cristo.

Dia 04 de dezembro às 6:30 foi celebrada uma missa na Matriz de despedida de Frei Liberato com homenagens feitas por alguns fiéis. A partir de então, o novo responsável pelo refeitório dos pobres foi frei Deusivan (Até então, Vice-Provincial). 

Em 26 de janeiro de 2010 às 6:30 foi realizada uma missa na matriz de despedida do Frei Haroldo.

No dia 31 de janeiro foi lançada a campanha “Agora são as minhas janelas”, com a finalidade de realizar a troca das janelas da Igreja Matriz.

No dia 09 de março foi feita após a missa das 6:30 da manhã a bênção e a reinauguração da secretaria paroquial e do escritório do pároco.

A partir de então frei Carlos deu continuidade ao seu projeto de reformar a Igreja Matriz e em julho foi lançado o sorteio de um carro Corsa Classic, modelo 2010/2011 de 4 portas em prol da reforma da Igreja. No dia 09 de outubro o carro foi sorteado pela Loteria Federal e a ganhadora foi Maria Lindalva da Silva que recebeu o carro após a missa das 17h do dia 11 de outubro na Matriz. 


Dia 09 de novembro começou a troca das janelas da Igreja Matriz retratando a vida de Jesus Cristo e a história dos santos.

Em janeiro de 2011 foi iniciada a obra de climatização da igreja com dez aparelhos de ar-condicionado. 

No dia 23 de janeiro foi colocado em votação pela comunidade a restauração ou a troca do painel central do altar da igreja matriz (nº 1). Entre as duas novas opções foram feitos um retratando a padroeira no centro cercada de anjos como em uma coroa de rosas e, logo abaixo, São Francisco e Santa Clara (nº 2), e outro com a ressurreição de Cristo tendo abaixo a frente da igreja matriz e ao lado São Francisco e Santa Clara (nº 3). No dia 09 de fevereiro foi feita uma reunião com os representantes do Conselho Pastoral Paroquial na sala 6 para a apuração dos votos. O painel nº 3 recebeu 376 votos, o painel nº 2 recebeu 50 votos e o painel de frei Dâmaso Bianchi ganhou com 1438 votos fora dois abaixo-assinados que estavam na urna pedindo a sua permanência.


No dia 26 de junho foi celebrada com a presença de toda a paróquia o Jubileu de Prata da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A missa solene foi celebrada às 9h e contou com a presença de vários padres, sendo presidida pelo Provincial Frei Rodrigues. Após a celebração houve uma confraternização entre os membros da paróquia.

De 12 a 16 de dezembro, os frades capuchinhos da Província Nossa Senhora do Carmo (MA-PA-AM) se reuniram em Belém-PA, para a realização do IV Capítulo Provincial onde escolheram o novo provincial para dirigir a Ordem no triênio de 2012-2014. Eleito o frei Deusivan dos Santos como Provincial e após a visita aos frades de toda a província MA-PA-AM, ficaram assim compostos os padres que assumem os trabalhos pastorais no triênio 2012-2014 na Paróquia da Cohab: Frei Luís Spelgatti, pároco; Frei Hugo César, superior; Frei Antonio Gildo, vigário paroquial.

Frei Luis Spelgatti, 5º pároco

Escolhidos os novos padres, foi celebrada a missa de despedida do frei Carlos e frei Ronaldo da nossa paróquia no dia 26 de janeiro às 19h na Igreja Matriz com a presença de toda a comunidade paroquial; Da mesma forma a missa de posse do novo pároco, frei Luís Spelgatti, foi celebrada no dia 29 de janeiro às 17h na Igreja Matriz com numerosa participação dos fiéis e presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Luís, dom José Belisário da Silva.
 
Nestes 43 anos de comunidade eclesial e 26 anos de Paróquia, o Senhor sempre nos acompanhou nas luzes e trevas, peçamos a força do Espírito de Cristo para que ilumine cada vez mais a nossa caminhada de fé e de irmãos tornando-nos mais comprometidos com a causa do evangelho e do Seu Reino. Que a Virgem do Perpétuo Socorro nos ajude a dizer "sim", amém. Parabéns Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um” (Mc 4,20).
 
 

[1] O número de alunos se refere à totalidade dos diplomas recebidos.
[2] Ou na Associação dos Moradores do Cohatrac?
[3] Esta primeira igreja foi construída com material de primeira.  
[4] Ou junho? 
[5] A obra se inspira ao cântico das criaturas. A igreja ora para o Cristo crucificado, criador do Céu e da terra que morreu para salvar a todos: ricos e pobres.
[6] Ou julho?
[7] Data provável.
[8] Quando locado, além da Caixa Econômica e da Agência dos Correios, esse lugar também foi local do Cine Colossal.
_________________________________________________
* Pesquisa realizada de setembro de 2008 a março de 2012 por Gilberto Brito Passos e teve a contribuição de Frei Liberato Giudici, Frei Inocêncio Pacchioni, Frei Gentil Gianellini, Frei Rogério, Madalena, Telma, André Sousa, Socorro Piorsky, Graça Barros, Inácia e Lourdinha. Nas fotos a colaboração foi de Frei Liberato, Gilberto, Madalena, Ednilza, Edmilson, Arismar e Graça Barros. Este documento foi entregue por ocasião da visita Pastoral de Dom José Belisário à Paróquia de 27 a 29 de março de 2009. Na ocasião foram anexados os relatórios de algumas comunidades da paróquia que não constam neste documento.
____________________________________________________________________
O texto pode ser utilizado para trabalhos pastorais desde que citada a fonte.

Um comentário:

  1. Meus queridos...
    Fiquei emocionado com o breve e muito bem elaborado relato cronológico de nossa querida PNSPS. Apenas como sugestão, sugiro acrescentar o nome dos grupos de jovens que no final da década de 70 e 80 foram atuantes. Entre eles podemos citar: AGREI (Arautos do Grande Rei); JUFRA (Juventude Franciscana); APJO (Apostolado Jovem da Oração); Cruzada Eucarística; MEJ (Movimento Eucarístico Jovem - o qual tive a honra de ser membro fundador e cujo lema era "Viva Cristo Rei"). Foi uma época de intensa e profícua evangelização através dos jovens e adultos. Muitos desses jovens fizeram o EJC e retornaram à Paróquia como casais para fazerem o ECC, inclusive nós.
    Por motivos profissionais mudei para Brasília em 2000 e desde então, nunca deixei de acompanhar a evolução de nossa Paróquia, que me enche de orgulho e que foi fruto do esforço de nossos avós e pais, como filho da Cohab que sou e muito me orgulha.
    Parabéns a todos!

    Paz e Bem!

    Onivaldo Coutinho e família

    ResponderExcluir